Geracao_de_Pastores_-_2010_-_Faixa
70Anos1
ESpaço Jovem
estudos biblicos curso teologia galeria fotos doação
catedral

Acesse nosso blog

BLOG
Orkut
Clique na imagem para mais detalhes

EMAIL E MSN

 catedralad@hotmail.com

catedralad@yahoo.com

mandeestudos@gmail.com

catedralad@catedralad.com.br

mao sobre o mundo
faça curso2
gasofilacio2

SEJA UM MISSIONÁRIO; FAÇA SUA DOAÇÃO- CONTRIBUA,FAÇA MISSÃO. CATEDRAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS, CLIQUE NO BANCO E ANOTE O NÚMERO DA CONTA

itau5
ICONE BLOG

NO AR DESDE:
25/05/2009

1 Online

Visitas
Contador Grátis voltar01

Os artigos aqui publicados refletem a posição de seus autores e são de sua inteira responsabilidade.

Os Artigos nesta página são livre expressão dos usuários,
e não refletem necessariamente as posições adotadas pela Catedral das Assembleias de Deus. Nosso propósito, no entanto, é contribuir e incentivar a livre reflexão do
nosso público alvo: pastores, líderes, e cristãos em geral que exercem
seu papel no Reino de Deus. Esclarecemos que, como uma organização
evangélica, não somos neutros em relação às questões aqui levantadas.
Portanto reservamo-nos o direito de bloquear ou excluir tópicos
e/ou usuários segundo critérios próprios.

Nos envie tambem seus estudos evangélicos , pregações evangélicas, estudos biblicos, pregações bíblicas....... e serão avaliadas para colocarmos em nosso site.

pelo e-mail :prnelquiades@yahoo.com.br

ou

 mandeestudos@gmail.com

 

Pagina Inicial

ESCATOLOGIA

1) O QUE É ESCATOLOGIA BÍBLICA

1.1) ETIMOLOGIA DA PALAVRA

O termo Escatologia tem origem em duas palavras gregas (éschatos = ‘último’ e logos = ‘estudo’).

Portanto, teologicamente a tradução da palavra ‘eschato’ seria algo como:

O O Estudo das Últimas Coisas’

O O Estudo dos Últimos Acontecimentos’

O Estudo bíblico porque são acontecimentos preditos na Bíblia Sagrada.

1.2) A VISAO BIBLICA DA ESCATOLOGIA

1) Houve um início e haverá um fim do atual sistema mundial;

2) Desfecho da evangelização mundial;

3) A justiça divina deve ser implantada;

4) O Milênio de paz será estabelecido;

5) É necessário iniciar-se o tempo eterno;

6) A morte e o mal serão destruídos;

7) O bem triunfará;

8) O envelhecimento (deterioração das células) do ser humano cessará;

9) O Reino eterno de Jesus será estabelecido;

10) O pecado e suas conseqüências terão fim.

2) ESBOÇO SIMPLIFICADO

A Escatologia pode ser dividida em cinco grandes blocos:

1) O fim do mundo;

2) A segunda vinda de Cristo;

3) A ressurreição dos mortos;

4) O juízo final e;

5) A criação dos novos céus e da nova terra.

Esses cinco blocos envolvem, principalmente, os seguintes tópicos, com relação aos indivíduos e ao mundo, contemplando aspectos redentivos, de julgamentos e uma intervenção pessoal de Deus no mundo humano e físico:

a) Acontecimentos importantes na história mundial;

b) O testemunho da igreja a todas as nações – Mt. 24;

c) Israel: história, rejeição e salvação do remanescente;

d) As duas ressurreições;

e) Os julgamentos intermediário e final;

f) A Parousia de Jesus Cristo;

g) A transformação dos salvos;

h) O arrebatamento dos salvos;

i) O milênio de paz;

j) Morte física e eterna para os ímpios e

k) Vida eterna para os salvos.

ENTRETANTO, o ESPÍRITO SANTO nos diz claramente que nos últimos tempos alguns na igreja se desviarão de Cristo e se tornarão seguidores de mestre com idéias de inspiração diabólica” 1Tm.4.1.

Alguns falsos ensinadores têm introduzido no meio do povo de Deus ensinos deturpantes sobre as coisas que ainda hão de acontecer.

Ë de se lamentar que essas heresias têm desviado muitos cristãos que por sua vez perdem o gosto pelo verdadeiro ensino, contido nas Sagradas Escrituras, concernente ao futuro. O estudo da Escatologia requer muita atenção e cuidado para não entrar na classe dos falsos mestres que Paulo enfatizou que, no últimos tempos surgiriam.

Não é difícil o estudo sobre Escatologia, desde que o estudante dedicado busque a orientação de Deus que por sua vez iluminará a mente do seu discípulo.

Uma coisa é certa: o Espírito Santo é o único e verdadeiro intérprete que merece toda a nossa confiança, no que tange a todo o conteúdo plausível da Bíblia Sagrada, o Livro de Deus.

No estudo da escatologia bíblica, é de caráter fundamental, Ter o cuidado em não apresentar falsas interpretações, evitando, com isso, questionamento e especulações. Deus nos adverte dizendo que devemos “manejar bem a Palavra da verdade.”(2 Tm.2.15). “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará”.(Hc.2.3).

3) PARA ENTENDER O CAMPO DA ESCATOLOGIA, PRECISAMOS SABER DE 3 (TRÊS) VERDADES BÁSICAS.

3.1) A IGREJA – ALVO DA REVELAÇÃO DIVINA.

  • Toda a revelação aponta para o futuro. O futuro consiste num plano traçado por Deus para que a Igreja caminhe neste mundo “pela fé a esta graça, na qual estando firme, gloria-se na esperança da glória de Deus”, Rm. 5.2
  • Argumentando o fato de nós sermos alvo da revelação divina, o apóstolo Paulo escreveu aos Efésios dizendo que Deus “nos elegeu antes da fundação do mundo , para sermos santos e irrepreensíveis diante dele.
  • Em amor nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade”, Ef. 1.4,5. Somente aqueles que são santos e filhos de Deus é que têm o privilégio de ter a revelação das coisas que em breve hão de acontecer.
  • Em contraste, o mundo pagão, que não tem a revelação de Deus, se fecha num ciclo de falsas expectativas em relação ao futuro. No consenso filosófico da humanidade a maior parte da população do mundo vê com grande otimismo a era que está por vir.

Pressentindo um fantástico progresso material e científico, vivendo na era da velocidade e vendo a aquisição do conhecimento e acelerar, muitos poderão se tornar otimistas demais. Contudo o apóstolo Paulo nos adverte: “quando andarem dizendo: paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição”, 1Tm. 5.3.

Aos olhos dos franceses do final do século XIX, o novo século parecia uma espécie de Idade de Ouro. Mas o entusiasmo durou até 1914, quando a 1ª Guerra Mundial pôs fim ao sonho dourado. Outra parte da humanidade certamente adentrará o 3º milênio cheia de superstições, medo, insegurança e pessimismo; preocupada com desgraças, desemprego, violência e caos social.

A historia registra que, na passagem do ano 999 para 1.000, a maior parte da Europa não conseguiu comemorar a data, pois esperava o “Apocalipse”.

Segundo o historiador Frederick H. Martins, um sentimento de terror dominou a multidão amontoada na imensa Basílica de São Pedro, em Roma, na noite de 31 de dezembro de 999.

Inclusive o Papa Silvestre II parecia aterrado. Isso aconteceu porque o povo não tinha acesso à Bíblia.

Quem conhece a revelação sabe que o mundo irá de mal a pior, mas não se desespera. E o Senhor Jesus profetiza: “homens desmaiarão de terror, na expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo... e quando estas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e levantem a cabeça, pois a vossa redenção está próxima, Lc. 21.26,28”.

4) OS QUATRO TIPOS DE ESCATOLOGIA.

Além de ser um dos capítulos da dogmática cristã, ou seja, o estudo sistemático e lógico das doutrinas concernentes às últimas coisas, há quatro outros tipos de escatologia:

4.1) ESCATOLOGIA CONSISTENTE.

Termo nascido com Alberto Schweitzer, segundo o qual a ações e a doutrina de Cristo, tinha um caráter essencialmente escatológico.

Não resta dúvida, pois de que o Senhor Jesus haja se preocupado em ensinar aos discípulos as doutrinas das últimas coisas. Todavia, sua preocupação básica era a salvação do ser humano. Ele Jamais deixou de se referir à vida prática e sofrida do homem.

4.2 - ESCATOLOGIA IDEALISTA.

Corrente doutrinária que relaciona a escatologia bíblica às verdades infinitas. Os que defendem tal posicionamento, alegam que a doutrina das últimas coisas não terá qualquer efeito sobre a história da humanidade. Relegam-na, pois, à condição de mera utopia, ou seja, projeto irrealizável, fantasia.Mas, o que dirão elas, por exemplo, acerca das profecias já cumpridas? Será que estas não referendam as que estão por se cumprirem? Não esqueçamos, pois, ser a profecia a essência da Bíblia. Se descremos daquela, não podemos crer nesta.

4.3) ESCATOLOGIA INDIVIDUAL.

Estudo das últimas coisas que dizem respeito exclusivamente ao indivíduo, tratando de sua morte, estado intermediário, ressurreição e destino eterno. Neste contexto, nenhuma abordagem é feita, quer a Israel, quer a Igreja.

4.4) ESCATOLOGIA REALIZADA.

Ponto de vista defendida por C.H. Dodd, segundo o qual as previsões escatológicas das Sagradas Escrituras foram cumpridas nos tempos bíblicos.

Atualmente, portanto, não nos resta nenhuma expectativa profética de acordo com o ensino de Dodd. Gostaríamos, porém que ele nos respondesse as seguintes perguntas:

 A 2ª vinda de Cristo já foi realizada?

 A grande Tribulação já é história?

 O julgamento final já foi consumado?

 

Nelquiades Fernandes

Pr. Presidente da Catedral das Assembléias de Deus em Cataguases

Diretor do SETEC e professor de varias matérias teológicas

 

[Catedral] [Testemunhos] [Estudos Biblicos] [Estudo Nelquiades] [Estudo  Ferraz] [João Coelho] [Eventos] [Curso Teologia] [DOAÇÃO] [AGENDA 2011] [PEDIDO ORAÇÃO] [igreja Missionária] [CONGREGAÇÕES] [CREMOS] [História DA Igreja] [Espaço Jovem] [FESTIVIDADES]
JESUS ESTÁ VOLTANDO
ALELUIA.