Geracao_de_Pastores_-_2010_-_Faixa
70Anos1
ESpaço Jovem
estudos biblicos curso teologia galeria fotos doação
catedral

Acesse nosso blog

BLOG
Orkut
Clique na imagem para mais detalhes

EMAIL E MSN

 catedralad@hotmail.com

catedralad@yahoo.com

mandeestudos@gmail.com

catedralad@catedralad.com.br

mao sobre o mundo
faça curso2
gasofilacio2

SEJA UM MISSIONÁRIO; FAÇA SUA DOAÇÃO- CONTRIBUA,FAÇA MISSÃO. CATEDRAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS, CLIQUE NO BANCO E ANOTE O NÚMERO DA CONTA

itau5
ICONE BLOG

NO AR DESDE:
25/05/2009

1 Online

Visitas
Contador Grtis voltar01

Nossa história das Assembleias de Deus em Cataguases Minas Gerais tem um inicio em outro País quando Missionarios tiveram a visão de Deus e vieram para o Brasil.,

A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas espirituais (estranhas) — como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos Estados Unidos (e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor leigo negro, chamado William Joseph Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, em 1906.

A nova doutrina trouxe muita divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembleias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.

A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançaram o Amazonas, propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegaram ao Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, em 1924, para a então capital da República. Um fato que marcou a igreja naquele período foi a conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um general, através de um folheto evangelístico. Foi ele o precursor do assim conhecido Ministério de Madureira. A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administradas exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.

 

Primeira Igreja 


Segunda Igreja 

 

No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães e suíços de origem protestante e do valoroso trabalho de missionários de igrejas evangélicas tradicionais, nosso país era ainda quase que totalmente católico.

A origem das Assembléias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do século 20, especialmente na América do Norte.

Os participantes desse reavivamento foram cheios do Espírito Santo da mesma forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa Judaica do Pentecostes, no início da Igreja Primitiva (Atos cap. 2). Assim, eles foram chamados de “pentecostais”.

Exatamente como os crentes que estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento do século 20 falaram em outras línguas que não as suas originais quando receberam o batismo no Espírito Santo. Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de línguas, conversões e curas também aconteceram (Atos cap. 2).

Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. As igrejas existentes na época – Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista, ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911 foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos.

O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembléia de Deus.

 

 

Em poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Em virtude de seu fenomenal crescimento, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, o clero católico despertou para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se, no futuro, uma nação protestante.

 

O que é a Assembléia de Deus  

 

 


A Assembléia de Deus é uma comunidade protestante, segundo os princípios da Reformada Protestante pregada por Martinho Lutero, no século 16, contra a Igreja Católica. Cremos que qualquer pessoa pode se dirigir diretamente a Deus baseada na morte de Jesus na cruz. Este é um relacionamento pessoal e significativo com Jesus. Embora sejamos menos formais em nossa adoração a Deus do que muitas denominações protestantes, a Assembléia de Deus se identifica com eles na fundamentação bíblica-doutrinária, com exceção da doutrina pentecostal (Hebreus 4.14-16; 6.20; Efésios 2.18).

A Assembléia de Deus é uma igreja evangélica pentecostal que prima pela ortodoxia doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua única regra de fé e prática, acha-se comprometida com a evangelização do Brasil e do mundo, conformando-se plenamente com as reivindicações da Grande Comissão.

A doutrina que distingue as Assembléias de Deus de outras igrejas diz respeito ao batismo no Espírito Santo. As Assembléias de Deus crêem que o batismo no Espírito Santo concede aos crentes vários benefícios como estão registrados no Novo Testamento. Estes incluem poder para testemunhar e servir aos outros; uma dedicação à obra de Deus; um amor mais intenso por Cristo, sua Palavra, e pelos perdidos; e o recebimento de dons espirituais (Atos 1.4,8; 8.15-17).

As Assembléias de Deus crêem que quando o Espírito Santo é derramado, ele enche o crente e fala em línguas estranhas como aconteceu com os 120 crentes no Cenáculo, no Dia de Pentecoste. Embora esta convicção pentecostal seja distintiva, a Assembléia de Deus não a tem como mais importante do que as outras doutrinas (Atos 2.4).

 

 

O seu Credo de Fé realça a salvação pela fé no sacrifício vicário de Cristo, a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais e a bendita esperança na segunda vinda do Senhor Jesus. Consciente de sua missão, a Assembléia de Deus não prevalece do fato de ter, segundo dados do IBGE (Censo 2000), mais de oito milhões de membros. Apesar de sua força e penetração social, optou por agir profética e sacerdotalmente. Se por um lado, protesta contra as iniqüidades sociais, por outro, não pode descuidar de suas responsabilidades intercessórias.

Sua estrutura Administrativa

 

 


As igrejas Assembléias de Deus atuam em cada lugar sem estarem ligadas administrativamente à uma instituição nacional. A ligação nacional entre as igrejas é feita através dos seus pastores que são filiados à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), com sede no Rio de Janeiro.

Em cada Estado os pastores estão ligados à convenções regionais ou a ministérios. Essas convenções, em geral, credenciam evangelistas e pastores, cuidam de assuntos da liderança e de direção das igrejas. Essas convenções operam um tipo de liderança regional entre a igreja local e a Convenção Geral.



 

 

A CGADB é dirigida por uma Mesa Diretora, eleita a cada dois anos numa Assembléia Geral. Para várias áreas de atividades da Assembléia de Deus a CGADB tem um conselho ou uma comissão. Desta forma, existem o Conselho Administrativo da Casa Publicadora (CPAD), o Conselho de Educação e Cultura Religiosa, o Conselho de Doutrinas, o Conselho Fiscal, o Conselho de Missões, a Secretaria Nacional de Missões (SENAMI), e a Escola de Missões das Assembléias de Deus (EMAD).

 

O Compromisso com a Proclamação da Palavra de Deus

 

 


Sendo uma comunidade de fé, serviço e adoração, a Assembléia de Deus não pode furtar-se às suas obrigações – proclamar o Evangelho de Cristo e promover espiritual, moral e socialmente o povo de Deus. Somente assim, estaremos nos firmando, definitivamente, como agência do Reino de Deus.

As Assembléias de Deus não são a única igreja. Deus está usando muitos outros para alcançar o mundo para Ele. Nos cenários brasileiro e mundial somos uma das muitas denominações comprometidas em conduzir crianças, adolescentes, jovens e adultos a Cristo.

Cronologia das igrejas evangélicas no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Ano

Data

Igreja

Evento

Observação

1557

07 de Março

Igreja Calvinista

1ºs
Missionários

Chegam ao Brasil os primeiros missionários calvinistas (huguenotes-franceses),
enviados por João Calvino à França Antártica antiga colonia francesa na
Baía de Guanabara atual Estado do Rio de Janeiro
liderados pelos Reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier.

 

10 de Março

Igreja Calvinista


Culto Protestante

Realizado o primeiro culto protestante nas Américas,
oficiado pelo Reverendo Pierre Richier.

 

21 de Março

Igreja Calvinista


Santa Ceia

No domingo, 21 de março, houve aprimeira celebração da Ceia do Senhor
sob o rito calvinista.

1816

ND

Igreja Anglicana


Capelão

Chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro - RJ,
o primeiro capelão anglicano, Robert C. Crane.

1822

26 de Maio

Igreja Anglicana


Igreja

Inaugurada no Rio de Janeiro - RJ, a primeira capela anglicana,
direcionada aos estrangeiro anglicanos na sua maioria ingleses.

1824

ND

Igreja Luterana

Inicio
imigração alemã

Chega ao Brasil os primeiros luteranos vidos da Alemanha para a Região Sul.
Mais precisamente em São Leopoldo, RS e Blumenau, SC. Inauguração da Igreja Luterana em Nova Friburgo (RJ).

1855

10 de Maio

Igreja Congregacional

1ºs
Missionários

Chega ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, RJ
o primeiro casal de missionários da Igreja Congregacional,
Robert Reid Kalley (escocês) e Sarah Poulton Kalley (inglesa).

1858

11 de Julho

Igreja Congregacional

Fundação
da 1ª Igreja de estilo
congregacional

1ª Igreja Evangélica de estilo congregacional e de fala portuguesa no Brasil:
A Igreja Evang←lica Fluminense fundada pelo missionário escocês Robert R. Kalley.
Em 1913 junta-se a Uni ̄o das Igrejas Evang←licas Congregacionais do Brasil.

1859

12 de agosto

Igreja Presbiteriana do Brasil
(IPB)


Missionário

Primeiro missionário presbiteriano chega ao Brasil,
Ashbel Green Simonton.

1862

Janeiro

Igreja Presbiteriana do Brasil
(IPB)

Fundação
Denominação

Fundador: Ashbel Green Simonton, missionário americano.
Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Sede: Rio de Janeiro, RJ.

1864

ND

Igreja Presbiteriana do Brasil
(IPB)

1º Jornal Evangélico
do Brasil

"Imprensa Evangélica" primeiro jornal evangélico
fundado por Ashbel G. Simonton.

1865

ND

Igreja Presbiteriana do Brasil
(IPB)


pastor brasileiro

Jos← Manoel da Concei￧ ̄o, ex-padre
foi o primeiro brasileiro a ser pastor.

1867

Agosto

Igreja Metodista
(IM)


Missionário

Junius Estaham Newman (americano) chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro,
pioneiro da obra metodista permanente no Brasil,
fixando-se na cidade de Saltinho, próximo a Santa Bárbara d'Oeste, SP.

1871

Agosto

Igreja Metodista
(IM)

Fundação
Denominação

Reverendo Newman organiza, com nove membros a 1ª Igreja Metodista no Brasil
em Saltinho no interior de São Paulo.
Origem: Igreja Metodista Episcopal do Sul - EUA embora não apoiada oficialmente por essa organização.

 

10 de Setembro

Igreja Batista

Fundação
Igreja para imigrantes
norte-americanos

Em 1871 o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Bárbara,
onde fundaram a primeira igreja batista em solo brasileiro.
Os fundadores foram os Pr. Richard Ratcliff e o Pr. Robert Porter Thomas.
Os cultos eram realizados em inglês, para servir aos imigrantes norte-americanos.

1878

junho/julho

Igreja dos Irm ̄os ("Casa de Ora￧ ̄o")
(IM)

Fundação
Movimento dos irmãos iniciou-se em meados de 1828 no Reino Unido por vários irmãos que deixaram suas denominações para reunir num grupo que permitisse sua comunhão, em especial no partido pão, com todo o corpo de Cristo independente de placas denominacionais. Também rejeitaram toda forma de clericalismo que divida os crentes entre clerigos e leigos.

No Brasil iniciou-se na cidade do Rio de Janeiro, em 1878, com oito irmãos que sairam da igreja Evangélica Fluninense depois de troca de correspondências com o irmão Rchard Holden que havia sido co-pastor daquela mesma igreja ainda na época do Dr. Kaley.

1879

11 de Setembro

Igreja Evang←lica Brasileira

Fundação
Denominação

Fundador: Doutor Miguel Vieira Ferreira.
Fundada na cidade de Rio de Janeiro, RJ.
Sede: Rio de Janeiro, RJ.

1882

ND

Igreja Batista do Brasil

Fundação
Denominação

Foi organizada a primeira Igreja Batista do Brasil
na cidade de Salvador - BA, pelos missionário Willian Buck Bagby e sua esposa Anne Luther Bagby.
Onde vinte cinco anos depois seria fundada a Convenção Batista Brasileira.

1885

ND

Igreja Metodista
(IM)


Pastor Metodista

Bernardo de Miranda é o primeiro brasileiro
nomeado como pastor metodista.

1886

ND

Igreja Evang←lica de Confiss ̄o Luterana no Brasil
(IECLB)

Fundação
Organização

Organizado o Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica Alemã,
que em 1968 se tornaria a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

1890

01 de Junho

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Fundação
Denominação

Fundadores: missionários Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris.
Fundada na cidade de Porto Alegre, RS.

1893

ND

Igreja Adventista do S←timo Dia


Missionário

Albert B. Stauffer, primeiro missionário enviado ao Brasil
pela liderança mundial da Igreja Adventista, chega em São Paulo, SP.

1895

08 de Junho

Igreja Adventista do S←timo Dia

Fundação
Denominação

A primeira igreja adventista do Brasil é estabelecida com a
inauguração de seu templo na cidade de Gaspar Alto, Santa Catarina.

1901

25 de Agosto

Igreja Crist ̄ Evang←lica do Brasil
(ICEB)

Fundação
Denominação

Fundador: Reginaldo Young (canadense).
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: Anápolis, GO.

1903

31 de Julho

Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
(IPI)

Fundação
Denominação

Fundador: Reverendo Eduardo Carlos Pereira.
Fundada a cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo, SP.
Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.

1904

24 de Junho

Igreja Evang←lica Luterana do Brasil
(IELB)

Fundação
Denominação

Fundador: diversos pastores luteranos.
Fundada na cidade de São Pedro do Sul, RS.
Sede: Porto Alegre, RS.
Origem: Igreja Luterana - Sínodo de Missouri.

1907

Julho

Conven￧ ̄o Batista Brasileira
(CBB)

Fundação
Denominação

Fundada por 32 delegados que representavam 39 igrejas,
reunidos na cidade de Salvador, BA

1910

ND

Congrega￧ ̄o Crist ̄ no Brasil
(CCB)

Fundação
Denominação

Fundador: Louis Francescon (italiano).
Fundada na cidade de Santo Antônio da Platina, PR.
Sede: São Paulo, SP.

 

19 de Novembro

Igreja Evang←lica Assembl←ia de Deus
(IEAD)

missionários
suecos

Chega ao porto de Belém, capital do Estado do Pará
os missionários suecos batistas Gunnar Vingren e Daniel Berg vindos dos EUA,
ao chegarem naquela cidade são acolhidos pela Igreja Batista local.

1911

18 de Junho

Igreja Evang←lica Assembl←ia de Deus
(IEAD)


Batismo
com Espírito Santo

Na madrugada do dia 18 de junho de 1911, na cidade de Belém, PA.
Em uma vigilia de oração dirigida pelos missionários suecos batistas
Gunnas Vingren e Daniel Berg. A Sra Celina Albuquerque
foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo.

 

18 de Junho

Igreja Evang←lica Assembl←ia de Deus
(IEAD)

Fundação
Denominação

Fundadores: Missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg (suecos).
Fundada na cidade de Belém, PA.
Adotando o nome de Missão da Fé Apostólica.

1912

3 de Setembro

Conven￧ ̄o das Igrejas Batistas Independentes
(CIBI)

Inicio
Missão

Fundador: Missionário Erik Jansson (sueco).
Fundada na cidade de Guarani das Missões, RS.

1913

ND

Uni ̄o das Igrejas Evang←licas Congregacionais do Brasil
(UIECB)

Fundação
Denominação

Treze igrejas locais originarias do trabalho do casal Kalley, se reuniram
e formaram a UIECB - União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.

1918

18 de Janeiro

Igreja Evang←lica Assembl←ia de Deus
(IEAD)

Alteração
Nome

Por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembléia de Deus.

1925

15 de Julho

Igreja Evang←lica Holiness do Brasil

Inicio
Missão

Chega ao Brasil o missionário japonês Pastor Takeo Monobe,
dando inicio ao trabalho de visitação e evangelização no estado de São Paulo.
Dia em que é comemorado o inicio da Missão Holiness no Brasil.

1926

ND

Igreja Evang←lica Holiness do Brasil

Fundação
Denominação

Com a chegada da esposa do Pastor Takeo Monobe ao Brasil,
é estabelecida na cidade de São Paulo, na rua Conde de Sarzedas no bairro da Liberdade
a sede da denominação.

1930

02 de Setembro

Igreja Metodista do Brasil

Autonomia

Na Igreja Metodista Central da cidade de São Paulo,
foi organizada a Igreja Metodista do Brasil
. O primeiro bispo eleito foi o missionário John Willian Tarboux.

1932

24 de Janeiro

Igreja Adventista da Promessa
(IAP)

Fundação
Denominação

Fundador: Pastor João Augusto da Silveira.
Fundada na cidade de Paulista, PE.
Dissidência: Igreja Adventista do Setimo Dia
Motivo: Manifestação do Espírito Santo através do falar em línguas.

 

13 de Dezembro

Igreja de Cristo no Brasil
(IC)

Fundação
Denominação

Fundadores: membros oriundos da Assembléia de Deus destacando-se o Pastor Manoel Higino de Souza.
Fundada na cidade de Mossoró, RN.
Dissidência: Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
Motivo: Salvação apenas pela fé e não por obras uma vez salvo não se perde a salvação.

1935

09 de Janeiro

Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil


Missionário

Chega ao Brasil no porto do Rio de Janeiro - RJ, capital da nação na época
o 1º missionário da "A Igreja de Cristo Pentecostal" Reverendo Horace S. Ward oriundo dos EUA.

1936

17 de Maio

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo
(INSJC)

Fundação
Denominação

Fundador: Pastor Marcos Batista.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo, SP.

1936

01 de Novembro

Igreja Metodista Livre
(IMEL)

Fundação
Denominação

Fundadores: Reverendos Daniel Masayoshi Nishizumi e Hiroyuki Hayashi (japoneses).
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: descentralizada.
Origem: Igreja Metodista Livre do Japão

1937

24 de Janeiro

Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil

Fundação
Denominação

Fundador: Reverendo Horace S. Ward (americano).
Fundada na cidade de Serra Talhada, PE.
Sede: Mogi Guaçu, SP.
Origem: A Igreja de Cristo Pentecostal - EUA.

1939

ND

Miss ̄o Evang←lica Pentecostal do Brasil
(MEPB)

Fundação
Denominação

Fundadores: missionários Harland e Hazel Graham (americanos).
Fundada na cidade de Manaus, AM.
Sede: Natal, RN.
Origem Igreja da Beira da Estrada - Seattle, EUA.

1940

11 de Fevereiro

Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil

Fundação
Denominação

Fundadores: membros da Liga Conservadora da IPI,
sob a liderança do Reverendo Bento Ferraz.
Sede: São Paulo, SP.
Origem: Igreja Presbiteriana Independente.

1942

11 de Janeiro

Igreja Evang←lica Congregacional do Brasil
(IECB)

Fundação
Denominação

Fundador: Pastor Karl Spittler dentre outros.
Fundada na cidade de Panambi, RS.
Sede: Panambi, RS.
Origem: A IECB foi apoiada pela Igreja Evangélica Congregacional da Argentina e dos EUA.

1948

25 de Março

Igreja de Cristo no Brasil

missionários
americanos

Chega na cidade do Rio de Janeiro - RJ,
o primeiro casal de missionários americanos Lloyd David Sanders e Ruth Sanders
com a missão de estabelecer a "Igreja de Cristo" no Brasil.

1949

ND

Igreja de Cristo no Brasil

Fundação Denominação

Fundador: Missionário e Pastor Lloyd David Sanders.
Fundada na cidade de Goiânia, GO.
Sede: descentralizada.
Origem: Igreja de Cristo - EUA

1951

15 de Novembro

Igreja do Evangelho Quadrangular
(IEQ)

Fundação
Denominação

Fundador: Missionário Harold Edwin Willians (americano).
Fundada na cidade de São João da Boa Vista, SP.
Sede: descentralizada.
Origem: Igreja do Evangelho Quadrangular - EUA

1952

22 de fevereiro

Conven￧ ̄o das Igrejas Batista Independentes
(CIBI)

Fundação
Denominação

Fundador: Missionário Erik Jansson (sueco).
Fundada na cidade de Guarani das Missões, RS.

1955

ND

Igreja Evang←lica Pentecostal O Brasil Para Cristo
(OBPC)

Fundação
Denominação

Fundador: Missionário Manoel de Mello e Silva.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo.
Dissidência: Igreja do Evangelho Quadrangular.

1962

03 de Junho

Igreja Pentecostal Deus ← Amor
(IPDA)

Fundação
Denominação

Fundador: Missionário David M. Miranda.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: "Templo da Glória de Deus" na cidade de São Paulo.
Dissidência: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.

1963

12 de Julho

Igreja Unida
(IU)

Fundação
Denominação

Fundador: Pastor Luiz Schiliró.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Fusão das Igrejas: Igreja Cristã Pentecostal de Evangelização e Cura Divina “Maravilha de Jesus"; Igreja Evangélica do Povo e Igreja Cristã Evangélica Unida.

1964

09 de Junho

Igreja Tabern£culo Evang←lico de Jesus
Casa da Benção
(ITEJ)

Fundação
Denominação

Fundador: Doriel de Jesus.
Fundada na cidade de Belo Horizonte, MG.
Sede: Catedral da Benção na cidade de Taguatinga, DF.
Dissidência: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.

1965

Janeiro

Conven￧ ̄o Batista Brasileira
(CBB)

Exclui
32 igrejas

Em Niterói - RJ, a CBB exclui 32 igrejas de seu rol,
por terem aceitado a doutrina pentecostal dos dons do Esprirto Santo em sua liturgia.

1966

Janeiro

Conven￧ ̄o Batista Nacional
(CBN)

Fundação
Organização

Sobe para 52 igrejas recém desligadas da CBB,
devido a aceitação da doutrina pentecostal. Devido aos fatos
os pastores Ilton Quadros e Artue Freire, criam a Ação Missionária Evangélica.

1967

05 de Janeiro

Igreja Metodista Wesleyana
(IMW)

Fundação
Denominação

Fundador: diversos pastores da Igreja Metodista do Brasil que aderiram ao movimento de renovação.
Fundada na cidade de Nova Friburgo, RJ.
Sede: Nova Friburgo, RJ.
Dissidência: Igreja Metodista do Brasil.

 

10 de Agosto

Alian￧a das Igrejas Evang←licas Congregacionais do Brasil
(AIECB)

Fundação
Denominação

Fundadores: diversos pastores oriundos da UIECB.
Sede: João Pessoa, PB.
Dissidência: União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
Motivo: Batismo com Espirito Santo.

 

16 de Setembro

Conven￧ ̄o Batista Nacional
(CBN)

Fundação
Denominação

Por ocasião da primeira Assembléia Geral,
realizada na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte - MG,
com a presença de 43 representantes de 19 igrejas a AME - Ação Misssionária Evangélica
passa a se chamar Convenção Batista Nacional.

 

Outubro

Igreja Crist ̄ Maranata
(ICM)

Fundação
Denominação

Fundada na cidade de Vila Velha, ES.
Sede: Vila Velha, ES.
Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.

1968

ND

Igreja Evang←lica de Confiss ̄o Luterana no Brasil
(IECLB)

Fundação
Denominação

Surge apartir da união dos: Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica
Alemã (1886); Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros
Estados da América do Sul (1905); Associação de Comunidades Evangélicas de
Santa Catarina e Paraná (1911);
Sínodo Evangélico do Brasil Central.

1977

09 de Julho

Igreja Universal do Reino de Deus
(IURD)

Fundação
Denominação

Fundadores: Bispo Edir Macedo e Romildo R. Soares (R. R. Soares).
Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Sede: "Templo da Glória do Novo Israel" - Rio de Janeiro, RJ.
Dissidência: Igreja de Nova Vida.

1978

10 de Setembro

Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
(IPU)

Fundação
Denominação

Fundadores: diversos pastores oriundos da IPB.
Fundada na cidade de Atibaia, SP.
Sede: Vitória, ES.
Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.

1980

ND

Igreja Internacional da Gra￧a de Deus

Fundação
Denominação

Fundador: Romildo Ribeiro Soares mais conhecido como Missionário R.R. Soares.
Fundada na cidade de Duque de Caxias, RJ.
Sede: São Paulo, SP.
Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.

1985

ND

Igreja Evang←lica Cristo Vive

Fundação
Denominação

Fundador: Apóstolo Miguel Ângelo (angolano).
Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Sede: Rio de Janeiro, RJ.
Dissidência: Igreja de Nova Vida.

1986

ND

Igreja Apost￳lica Renascer em Cristo

Fundação
Denominação

Fundadores: Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia Hernandes.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo, SP.
Dissidência da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia.

1987

ND

Igreja de Cristo Internacional

Fundação
Denominação

Fundadores: Mike e Anne-Brigitte Taliaferro.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo, SP.
Origem: Igreja de Cristo Internacional - Boston - EUA.

1991

30 de Junho

Igreja Pentecostal de Jesus Cristo
(IPJC)

Fundação
Denominação

Fundador: Pastor Ademar Alves Lacerda.
Fundada na cidade de Curitiba, PR.
Sede: Curitiba, PR.
Dissidência: Igreja Pentecostal Deus é Amor.

1992

Fevereiro

Comunidade Evang←lica Sara Nossa Terra
(SNT)

Fundação
Denominação

Fundadores: Bispos Robson e Maria Rodovalho.
Fundada na cidade de Brasília, DF.
Sede: Brasília, DF.

1993

Março

Minist←rio Apascentar de Nova Igua￧u

Fundação
Denominação

Fundador: Pastor Marcus Gregório e Pastora Christina Almeida.
Fundada na cidade de Nova Iguaçu, RJ.
Sede: Nova Iguaçu, RJ.

1994

ND

Igreja Apost￳lica Fonte da Vida

Fundação
Denominação

Fundador: Apóstolo César Augusto M. de Sousa.
Fundada na cidade de Goiânia, GO.
Sede: Goiânia, GO.

1995

7 de Outubro

Igreja Vis ̄o Mission£ria
(IVM)

Fundação
Denominação

Fundador: Pastor Alexandre da Rosa.
Fundada em Blumenau, SC.
Sede: Curitiba, PR.
Dissidência: Igreja Pentecostal de Jesus Cristo e Igreja Pentecostal Deus é Amor.

1998

9 de Março

Igreja Mundial do Poder de Deus
(IMPD)

Fundação
Denominação

Fundador: Apóstolo Valdemiro Santiago.
Fundada na cidade de Sorocaba, SP.
Sede: Templo dos Milagres na cidade de São Paulo, SP.
Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.

2000

4 de Julho

Igreja Evangélica Templo das Águias
(IETA)

Fundação
Denominação

Fundadores: Pastores Sérgio de Castro Oliveira, Sérgio P. Negrão e Iran S. Negrão.
Fundada na cidade de Curitiba capital do Paraná.
Sede: Curitiba, PR.
Dissidência: Igreja do Evangelho Quadrangular.

2002

-

Igreja Pentecostal Chamada Mission£ria
(IPCM)

Fundação
Denominação

Fundadores: Pr. Marcos Alexandre Ribeiro e Pra. Michele Viviane Leite Ribeiro.
Sede: Nova Granada, SP.

2003

26 de Janeiro

Comunidade Evangélica Atos
(CEA)

Fundação
Denominação

Fundadores: Pr. Silas Cesar da Silva e Pastora Deise N. Silos Silva.
Sede: Curitiba, Pr.

Dissidência: Comunidade Cristã Antioquia

2008

25 de Agosto

Igreja Transformando Vidas

Fundação
Denominação

Fundador: Bispo Gerson Cardozo
Sede: Rio de Janeiro, RJ.
Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.

 

[Catedral] [Testemunhos] [Estudos Biblicos] [Eventos] [Curso Teologia] [DOAÇÃO] [AGENDA 2011] [PEDIDO ORAÇÃO] [igreja Missionária] [CONGREGAÇÕES] [CREMOS] [História DA Igreja] [Espaço Jovem] [FESTIVIDADES]
JESUS EST VOLTANDO
ALELUIA.